quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sem coragem não teria história.



Quem nunca ouviu a história daquele nerd que teve de enfrentar um valentão que veio de outra escola? Típica de filme americano, né? O pátio cheio de alunos apostando o dinheiro do lanche da semana inteira que o valentão vai ganhar. Ninguém acreditava que o nerd tinha aceitado o desafio, achavam que ele ia amarelar no último minuto antes da briga.

Tentaram impedí-lo. Tentaram enchê-lo de roupas para que ele não sentisse dor quando o valentão começasse a dar os socos e pontapés. Mas o nerd não quis nada disso. Ele disse que brigaria. O valentão já estava rindo e cantando vitória, mas o nerd estava apenas um minuto atrasado. Chegou com um ar confiante. Ninguém entendeu, ficaram abismados.

O valentão se aproximou. O nerd engoliu seco. O valentão passou a mão nos cabelos do nerd e soltou uma risada sarcástica unida a um sorriso vitorioso por ser muito maior que o adversário.
- Que vença... O melhor. - o valentão falou.
O nerd engoliu seco outra vez e assentiu com a cabeça.
Deram quatro ou cinco passos de distância um do outro. O valentão parecia ter sede daquela briga e vinha como um touro. Ele não queria que fosse tão fácil assim, então começou a provocar o nerd com palavras. Palavras que realmente ofendiam. Mas o nerd não estava lá para ficar ouvindo aquelas coisas e nem para apanhar. Queria mostrar que ele podia vencer. Deu dois passoas para trás e pegou uma pedra. Lançou a pedra contra o valentão e ele caiu de cara no chão. Simples assim, ele venceu.

Dessa vez esse cara não pegou a espada pra cortar a cabeça do gigante e tê-la como troféu, levaram-no logo em seguida para a enfermaria do colégio e fizeram um curativo, mas nós sabemos bem que na história de verdade aconteceu desse jeito.

Então nós pensamos: o que teria acontecido se Davi tivesse tido medo? Certamente Golias viria em sua direção e o mataria de alguma forma que não dá nem pra imaginar. Ou talvez Davi nem saísse do acampamento de Saul pra ir lutar com o gigante. E aí não teria história. Já pensou que sem graça? O que a gente teria pra contar? E se o nerd tivesse desistido? Também não teria história. O valentão teria acabado com ele, como acontece sempre...

E com a gente? Se nós temos medo dos nossos gigantes e fugimos deles ou deixamos eles nos derrubar, o que acontece? Não tem história. Sem coragem não tem história. O que nós vamos contar? Que nós deixamos de lutar por aquela viagem por medo? Que nós deixamos de esperar aquela pessoa por medo? Que nós deixamos de chegar onde queríamos chegar, de ter o que queríamos ter, de buscar o que queríamos ou até precisávamos buscar por... Medo? Sem coragem não tem história.

Muitas vezes nós temos medo de lidar com as situações. Nós não ficamos de pé porque temos medo de cair. Não saímos porque temos medo denão voltar. Não entramos porque temos medo de não sair. Não vivemos... Porque temos medo de morrer. E tudo fica bem pior quando Deus nos levanta para algo, mas nós não permanecemos por medo de não conseguir.

Sentir medo é o mesmo que não confiar em Deus, porque se Ele nos levantou está mais do que óbvio que Ele vai nos manter nesse chamado, que nós vamos conseguir.

Por mais que Davi estivesse com medo, ele tinha de enfrentar aquele gigante e tinha de ser naquela hora. Não podia ser amanhã, não podia ser depois, não dava para adiar, tinha que ser naquele dia. Nós também não podemos deixar as coisas pra depois por causa do medo. O medo que sentimos hoje é o mesmo medo que vamos sentir amanhã, se adiarmos. Então tem que ser hoje, tem que ser agora.

Dê dois passos pra trás, pegue a pedra que se chama coragem e atire no gigante, seja ele qual for. Seja a vida sentimental, espiritual, material... Ou até mesmo o medo. Atire sem dó, sem medo. Atire. Deus te levantou pra atirar essa pedra. Atire. Atire hoje. Sem coragem não tem história.

4 comentários:

  1. Ontem no culto, o pastor falou exatamente sobre isso.. sobre os nossos gigantes. Os nossos maiores gigantes as vezes somos nós mesmo. As vezes temos que enfrentar oq somos para conseguir combater oq nos aflinge.

    Nila cada vez melhor, lálálá
    DTA x3

    ResponderExcluir
  2. "...então começou a provocar o nerd com palavras. Palavras que realmente ofendiam..."
    esse é um ponto interessante, que meu PAI(APÓSTOLO) falou na quarta...
    as pessoas vem com palavras de contaminação, bocas de intimidação, para nos deixar pra baixo e sem vontade ou coragem de lutar e ir pra luta. Não devemos deixar essas bocas nos intimidarem, porque sempre vai ter a vitória!

    atoron o blog! love U Nins

    ResponderExcluir