sábado, 24 de abril de 2010

Dia de limpeza.





Meu armário estava gritando "Me arrume, por favor!" faz algum tempo, então decidi arrumá-lo hoje. Joguei muita coisa fora. Cadernos do ano passado, maquiagem que não prestava mais, bijuteria que eu jamais usaria novamente, papéis rabiscados, cadernos que eu comprava apenas pra rascunho e nunca mais usava e canetas que não funcionavam mais. Achei muita coisa que eu nem lembrava mais que tinha, como a minha sapatilha de ponta do ballet, uma tesoura com um recorte diferente do normal e uma bolsa que eu usava bastante, antes. E também salvei muita coisa de ser perdida pra sempre, tipo duas garrafas que apesar de serem apenas duas garrafas, têm muita história, cartas que eu nunca mandei (por enquanto) e um rascunho de uma coisa que eu nunca vou postar aqui.

Eu joguei muita coisa fora. Coisa que tava no meu armário só pra entulhar porque, antes, eu não tinha onde por, e que me atrapalhava todos os dias. Às vezes nós estamos assim. Cheios do que não precisa. Cheios do que só serve pra entulhar, e isso atrapalha. Todos os dias. Isso nos impede de enxergar o que mais tem, além do entulho. Impede de enxergar as garrafas, as cartas, a sapatilha de ponta, as cartilhas de jejum, a maquiagem que ainda presta, as canetas que ainda funcionam. Impede de enxergar o que ainda é bom. Nos impede de ter acesso ao que precisamos de verdade, ou a aquilo que faz bem. A nossa história, nossos objetivos, nossos planos secretos que precisamos ver de vez em quando, pra nos manter com esperança.

Às vezes tudo que precisamos é uma limpeza. Precisamos nos livrar de todo o entulho. Todo pensamento desnecessário, de problemas que não são tão grandes assim, de paixões que nem existem, de desejos que não vão nos levar a nada. Precisamos nos limpar pra poder enxergar de novo que temos uma história, que temos sonhos e planos. Precisamos de espaço.

Espaço não para juntar mais entulho, nem para deixar vazio. Espaço pra ser preenchido com coisas novas, que realmente importam. Novas visões. Novos planos. Novos sonhos. O novo de Deus. Acumular coisas velhas atrapalha. O novo é necessário.

Não precisamos esperar que nosso armário interior comece a gritar "Me arrume, por favor!" pra tomarmos essa iniciativa. Na verdade, precisamos todos os dias de limpezas assim. Porque no final de cada dia as coisas ficam um pouco mais velhas, e precisamos ter espaço o suficiente para aquilo que vai se renovar na manhã seguinte.

3 comentários:

  1. meu Deus! que post lindo :) e foi uma coincidência,porque eu também arrumei meu armário hoje...
    e eu penso igual você,nosso "armário interior"também precisa de uma faxina de vez em quando,né?
    beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Tem um selo pra você lá no meu blog.
    Bjs.

    ResponderExcluir